nível de secrestimo: dopado
Não, não é do Maior que quero falar, esse grande clube que é o FC Porto. Quero mesmo falar do Mayor de Toronto, Rob Ford. Um Mayor é como um Presidente da Câmara cá na Tuga. A barriga excepcional, a falta de cabelo, os escândalos - sexuais ou não - a incapacidade de fazer contas de cabeça e deixar um passivo do tamanho duma cratera lunar, essas coisas. Mas parece que no Canadá é muito mais divertido ser autarca.
Rob Ford é uma figura polémica. É um gordão com toques de irlandês, tem ali qualquer coisa de bully e é grande amigo de bebidas com teor alcoólico acima de 20%. Diria que está no país errado, dado que o Canadá é conhecido por ser um país pacato, que não causa problemas a país algum, tem uma economia fulgurante e sem dívidas e, não fosse a enorme quantidade de alces que são atropelados por carrinhas de caixa aberta, seria o primeiro passo de quem vai para o céu. Primeiro, falece-se. Depois, Canadá. De seguida, São Pedro e os portões dourados.
Estalou aí uma controvérsia por volta de Maio. Na altura, surgiram rumores que o badocha também era amigo do cachimbo de crack. Rob Ford, na altura, desmentiu e desafiou quem quer que fosse a descobrir provas disso. E logo aí é para desconfiar. Por aquelas bandas, quando há possível difamação põe-se um processo em tribunal. Eh pá, qualquer razão serve para ir tribunal. Até aquele gordo que processou a McDonalds, porque não sabia que uma dieta à base de hamburgueres, batatas fritas e pepinos do Double Cheese o fariam engordar e causar diabetes. E GANHOU!! Ou aquela besta que guiava um Nissan e ligou o Cruise Control, enquanto foi beber um café ao banco de trás, mandando o carro pelo penhasco abaixo. E GANHOU TAMBÉM!!! Ou seja, se tem o cérebro duma estrela do mar e não processou cheira a esturro.
É que, depois, apareceu isto.
É uma pequena imagem dum vídeo gravado num telemóvel, com momentos de Rob Ford a fumar crack com estes jovens suburbanos. O vídeo completo está com as autoridades competentes e fontes indicam que o Mayor está bastante divertido, bamboleante e com ar esgazeado. Também ajuda estar, a dada altura, com um cachimbo na mão. E não está a fumar tabaco aromático, ao que parece.
Após estas imagens surgirem, Rob Ford veio a público pedir desculpa aos cidadãos da cidade de Toronto. Disse que usou droga, "provavelmente numa das suas bebedeiras, provavelmente há um ano". Eu também não teria certeza dos actos ocorridos se tivesse que me lembrar o que aconteceu em certas bebedeiras misturadas com fumanços. E ele dá a entender que são umas quantas, não é? É sempre bom saber que o presidente da nossa cidade embebeda-se várias vezes e, ocasionalmente, mistura com drogas pesadas e proibidas. Se for assim cá em Portugal, já se entende algumas das decisões do actual governo e, sendo esse o caso, também gostaria que me facultassem o contacto do dealer, porque a droga deve ser mesmo de topo. Alta qualidade.
Isto tem muito mais graça do que os rumores do nosso ex-Primeiro Minisitro a namorar com o Diogo Infante ou a vida boémia do ex-Primeiro Ministro Pedro Santana Lopes ou mesmo a flatulência de que se fala que Mário Soares tem. Dá sempre a sensação que, seja qual for o escândalo em Portugal, há sempre um rabo envolvido.
Mais uns momentos do menino.
Sim, também há ocorrências de assédio sexual, neste caso "comer pipis". Rob Ford desmentiu categoricamente que alguma vez tenha dito isso à sua congénere, até porque, como ele diz "tenho pipi que chegue em casa". E toda a gente sabe que pipi a mais em casa não causa necessidade de procurar pipi alheio lá fora. Sendo eu um amante de pipis e da sua degustação, corroboro em absoluto.
No entretanto, as autoridades já resolveram depôr Rob Ford dos seus serviços como Mayor, mantendo-se apenas como presidente interino até esta situação se resolver. Mais curioso ainda é a sua popularidade ter aumentado depois de tudo isto, subindo de 42% para 44%. Actualmente, tem mais popularidade que o Obama. Aparentemente ser gordo, bêbado, drogado, machista e bruto resulta em gostarem mais da pessoa. E quem é que não gostaria de ter um presidente de câmara com estas características? Se surgir algum candidato deste género nas próximas eleições autárquicas, pode contar com o meu voto. E na Amadora, é sempre mais fácil estas coisas acontecerem, de maneiras que tenho boas esperanças que isso ocorra.
Hoje é dia 25 de Novembro, Dia Internacional pela Eliminação da Violência Contra as Mulheres. E podem começar por colocar cianeto nas garrafas de Rob Ford lá em casa. Porque é garantido que ele tem um bar no seu lar.
The L Files
O L é de Léria